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segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Memorial Aula 03 - 06/11/2010.



O professor iniciou a aula distribuindo um pedaço de papel para cada aluno e pediu para que escrevêssemos nosso nome.
Em seguida, houve a apresentação das bandeiras pessoais de quem ainda não havia feito esta atividade, para o restante da turma.
Após isso, o professor exibiu um vídeo sobre as modalidades de ensino e seus respectivos artigos contidos na LDB, são elas:
  • EJA – Educação de jovens e adultos, artigo 37, destinada a quem não teve acesso à educação na idade própria.
  • Educação Profissional e tecnológica, artigo 39, voltada ao desenvolvimento de uma aptidão específica.
  • Educação indígena, artigo 78, nas áreas onde existe a demanda, para uma educação bilíngue e intercultural.
  • Educação a distância, artigo 80, uma educação em regime especial.
  • Educação especial, artigo 58, visa a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais.
  • Educação do campo, artigo 28, respeitando as peculiaridades das regiões rurais.
Os níveis de ensino são:
  • Educação básica – se subdivide em Educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio, este último não sendo obrigatório.
  • Educação superior, se subdivide em cursos de licenciatura, bacharelado e tecnologias, variando o tempo de duração de 2 a 5 anos.
  • Cursos sequenciais – se subdividem em pós graduação que poderá ser de especialização ou de extensão, chamado de lato sensu ou scricto sensu, podendo ser cursos de mestrado ou doutorado.
O professor apresentou a estrutura do módulo 2, dando ênfase ao alcance dos objetivos.
Indicou a atividade de pratiques, que será a leitura, em sua totalidade, do nosso material didático, caderno 2.
Em seguida, os alunos realizaram entrevistas com seus colegas de classe, seguindo uma ordem determinada pelo sorteio dos papéis contendo o nome de cada um, distribuídos no início da aula.
No meu caso, entrevistei meu colega Widrson, que respondeu as perguntas contidas no caderno 2, na página 31, descritas abaixo com suas respectivas repostas:

  1. Suas alegrias, na relação com os colegas, professores e diretores.
    Muitas, estudei em várias escolas, devido ao fato de meu pai ser funcionário da receita estadual, mudava frequentemente de escola e cidade.
  2. Como era a escola em que você estudou? Você recorda quem eram os funcionários?
    Me recordo de um, em especial. Seu nome era Francisco, era uma excelente pessoa, ele trabalhava como inspetor.
  3. Registre uma lembrança, um caso que marco sua trajetória.
    Me recordo especialmente das aulas de química do professor Óia, era uma excelente professor, e considero que em função disso passei a gostar muito dessa disciplina.
Após as entrevistas, assistimos a outro vídeo, onde a autora do material didático que será utilizado por nós nesse segundo módulo do curso, Maria Abadia da Silva, fala sobre a história da educação no Brasil.
O professor solicitou que destacássemos dois pontos, um em que concordássemos e outro em que discordássemos da opinião da autora.
Concordo e acredito no acontecimento real deste fato, que no início da República no Brasil, os liberais e a igreja católica disputavam o monopólio da educação de acordo com seus interesses políticos. E discordo onde a autora diz que, hoje, a gestão das escolas é democrática, pois nem todos os profissionais que atuam na escola participam das decisões, tampouco das elaborações de documentos que regem as normas, como por exemplo o Regimento Interno e o Projeto Político Pedagógico.

Um comentário:

  1. Muito bom Mayara!
    Na escrita do memorial procure finalizar com suas reflexões sobre o encontro e estudos realizados na semana! abraço,

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