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quinta-feira, 24 de março de 2011

Aula 02 – Módulo 04 – Data: 19/03/2011

Nesta aula assistimos ao filme “Crianças invisíveis”. Nele vimos quatro realidades de crianças de diferentes partes do mundo.
O primeiro “Ciganos” da Sérvia, retrata o cotidiano de um reformatório para menores infratores.
Neste episódio um menino cigano é instigado pelo pai a roubar para garantir o sustento da família, o pai ainda o agride fisicamente, o que leva o garoto a optar pela internação no reformatório.
O segundo tem como título “Crianças de Jesus na América” dos EUA, conta o drama vivido por uma família soro-positiva, enfrentando o preconceito e o vício em drogas. A garota do filme sofre discriminação na escola, desde xingamentos a agressão física. No final ela vai a um grupo de encontro para jovens e adolescentes portadores do vírus HIV.
O terceiro é daqui do Brasil, retrata bem a realidade de muitas crianças, moradoras de periferias de grandes cidades. Se chama “ Bilu e João”,  descreve detalhadamente a rotina de duas crianças que catam papelão, alumínio e outros materiais recicláveis, na cidade de São Paulo.
Por fim, o quarto e último que vimos foi “ Ciro” da Itália, onde um garoto rouba para garantir a moradia em sua própria casa e também ter algum tipo de lazer, no caso, um parque de diversões.

Reflexão

A infância é um período de construção de valores morais e condutas que irão predominar na vida adulta. Também é a fase da vida onde há ausência de obrigações, e desta fase devem fazer parte a brincadeira, o lúdico, a imaginação, interação com outras crianças e com o mundo, para assegurar a criança um desenvolvimento gradativo em todos os seus aspectos.

Das histórias que vimos na aula de hoje, a segunda foi a mais impressionante para mim. Por se tratar realmente de um drama familiar, e também pelo fato de abordar um tema polêmico, já esquecido e por este motivo, pouco  abordado atualmente, o vírus HIV. Mais ainda pela criança do filme não ter opção de escolha por um outro caminho melhor, ela é portadora do vírus e este é um fato que não pode ser mudado.
As cenas são chocantes, em especial a que se passa no banheiro do apartamento da família, quando os pais da garota se trancam para se drogar.

Obviamente as condições em que a criança cresce interferem no seu desenvolvimento físico e a educação passada a ela irá influenciar na construção do seu caráter. Pois a medida em que nos desenvolvemos, aprendemos e vice versa.

A personalidade se forma pela combinação de características inatas com as experiências adquiridas durante a interação com o outro e o meio.
Quando chega a escola, geralmente por volta dos seis ou sete anos, o aluno já possui uma personalidade formada.
A escola irá contribuir acrescentando nesta personalidade alguns conceitos, por exemplo, o que é tido como certo e errado para a sociedade e algumas regras deste convívio. Porém se a criança fizer parte de uma família que ignora estes conceitos secundários, o que irá prevalecer para esta criança, será a educação dada pelos pais.

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