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terça-feira, 1 de março de 2011

Aula 04 – Módulo 03 – Data: 26/02/2011.

Nossa aula de hoje começou com uma palestra oferecida pela Coordenação de Multimeios da Secretaria Estadual de Educação. O palestrante Ezequiel explicou a principal função deste departamento que é a produção e distribuição de conteúdos pedagógicos que serão utilizados em sala de aula. A equipe disponibiliza estes conteúdos no Portal Dia a Dia Educação e faz alguns trabalhos de animação , ilustração e fotografia direcionados para a TV Paulo Freire.
Pudemos visualizar algumas fotos, vídeos e ilustrações com técnicas e estilos diversos.
A equipe é formada por professores e técnicos administrativos que possuem formação na área de educação e ainda alguma habilidade em edição, ilustração, roteiro, fotografia, etc. Fazem também a intermediação em Web conferências entre os Núcleos Regionais de Educação.
Após a apresentação do trabalho realizado no Departamento de Multimeios, nos dirigimos a outra sala e assistimos algumas de suas produções, como por exemplo, o “Recreio com história” e “Educando”, que fazem parte da programação diária da TV Paulo Freire.
Assistimos também a vídeos elaborados pelos nossos colegas, alunos da outra turma de Multimeios Didáticos do Colégio Estadual José Guimarães, que já estão no módulo 12 do Curso. O que me fez criar uma expectativa, já que mais adiante, também faremos produções deste tipo.
Para encerrar, vimos um vídeo sobre o trabalho e o seu significado para diversas pessoas, de diferentes profissões. Achei o vídeo muito rico culturalmente, pois pudemos conhecer vários pontos de vista sobre o mesmo tema.
O professor ainda solicitou que constasse em nosso memorial os pratiques seguintes:

Você já viu que a escola é um espaço de relações e práticas sociais. Nas práticas que se realizam no espaço escolar é necessário considerar a existência de regras. Quais são as regras mais importantes na escola em que trabalha? São aquelas que estão afirmadas nos documentos legais como regimento e projeto político-pedagógico ou as da prática cotidiana, que não estão escritas em documento algum?

Na escola onde trabalho, existem regras que ao meu ver, visam a organização e disciplina. Alguns exemplos:
·         Horário fixo de entrada e saída dos alunos.
·         Não utilizar aparelhos eletrônicos em sala de aula.
·         Não acompanhar-se de pessoas não matriculadas no colégio, nas dependências do mesmo.
·         Uso da carteirinha estudantil ou uniforme escolar.
Estas e outras orientações, como por exemplo, o sistema de avaliação, a média mínima, recuperação parelela, frequência mínima, tarefa domiciliar e atestados médicos estão no regimento escolar. A biblioteca, local onde trabalho, também possui um regulamento interno,  exposto em edital e acessível aos usuários do espaço.

Será que na escola em que você trabalha isso (aprendizado mútuo) acontece mesmo? Será que nele as pessoas se tornam diferentes na convivência com os outros? Ou será que cada um quer que os outros sejam iguais a eles próprios? Isso acontece apenas nas salas de aula ou acontece em outros espaços também? Como podemos dialogar com os outros nos espaços pelos quais somos responsáveis? Que valores e significados estão presentes nas práticas que você realiza no seu trabalho e que podem afetar a educação na escola? Escreva como o seu espaço de trabalho pode ser organizado para que todos possam aprender algo ali.

O aprendizado acontece mútua e constantemente na escola e acredito que não somente nela. Também em outros espaços, desde que estes sejam coletivos, pois todas as pessoas aprendem e ensinam através do convívio e interação entre si. É algo que não se pode controlar ou evitar, quando vivemos em sociedade.
Na escola, a educação formal e  informal acontece em todos os espaços, no pátio, nos banheiros, nos laboratórios, na biblioteca, etc.
E não apenas ensinamos, também adquirimos conhecimentos com os alunos, exemplo disso, é o domínio de novas tecnologias. As quais não existiam na época em que éramos estudantes.
Mas a função de educar continua sendo integralmente da escola.
Baseada nesta afirmação, penso que cabe a nós, profissionais da educação, além da educação científica ofertada em sala de aula, contribuirmos com a construção de valores morais, através da orientação dos alunos, para que cultivem e adquiram hábitos agradáveis.
Para que os alunos tenham um vocabulário correto e adequado, boas maneiras ao se sentar, ao se relacionar com os colegas, ao se dirigir aos professores, funcionários, diretor, etc.
Vale ressaltar que principalmente,  através de nossas atitudes e de nossos hábitos podemos influenciá-los negativa ou positivamente. Por este motivo, devemos ter uma conduta ética e correta, pois nossa responsabilidade aumenta quando trabalhamos para a educação.
A biblioteca, já é tido como um espaço para o aprendizado, por isso está organizada com base neste foco. Através do estudo e das pesquisas os alunos e demais usuários (professores e funcionários) utilizam os livros que estão organizados nas estantes por área e autor. Temos cd's de áudio e dvd's, além de computadores que também são importantes ferramentas de pesquisa.

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