Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aula 01 – Módulo 05 – Data: 09/04/2011

Na aula de hoje, assistimos juntamente com a turma de Secretaria Escolar, ao filme “O contador de histórias”.  É um filme muito comovente, conta a história real de um menino que foi interno da FEBEM, e retrata, detalhadamente, toda a violência sofrida por ele na instituição e também fora dela. Felizmente ele é adotado por uma francesa que dá a ele a oportunidade de ter uma vida digna. Ele se forma em Pedagogia, torna-se professor e, atualmente, um contador de histórias. Este filme vem confirmar a ideia de que o afeto e o acesso à educação transformam a vida de um homem.
Após o intervalo, houve uma discussão sobre o lamentável episódio ocorrido no Rio de Janeiro nesta semana. O qual um ex-aluno entrou em uma escola municipal atirando, fazendo de crianças, vítimas e outras, deixando feridas.
Fico indignada quando ouço em reportagens que a solução é desarmar a população. Já houve inúmeras campanhas de desarmamento e até um referendo para isso, e no entanto o assasino deste caso, teve fácil acesso às armas que utilizou nos crimes.
Na minha opinião, o acesso ao prédio escolar deve ser mais restrito e, obrigatoriamente, tem que haver policiamento constante nas escolas para garantir o direito à segurança dos alunos e profissionais que trabalham nelas.
Tratam o ocorrido no Rio de Janeiro, como um caso isolado, mas todos nós sabemos que, infelizmente, a violência nas escolas, especialmente públicas, é um fator frequente. Vários são os relatos de pessoas sobre diversos crimes, assassinatos, atos de vandalismo, brigas de gangue, tráfico de drogas, toques de recolher, etc. Mas o que realmente acontece é que nem todos estes fatos são abordados pela mídia. E o que não é abordado pelos meios de comunicação, não demanda providências dos órgãos competentes.
Existe a real necessidade de proteger todas as pessoas que estão na escola, estudando ou trabalhando. Pois, ironizando os discursos políticos, só a Educação pode transformar o futuro da nossa sociedade.
Em seguida, como nosso tutor Helton, infelizmente não pôde estar presente hoje, a tutora Amélia nos apresentou as atividades de PPS deste quinto módulo.
 A organização dos grupos ficou para a aula seguinte, pois muitos colegas também estavam ausentes.

Um comentário: