Seguidores

terça-feira, 17 de maio de 2011

Aula 01 – Módulo 06 – Data: 14/05/2011.

Chegou o grande dia!
Nesta aula foram feitas as apresentações dos vídeos produzidos pelos grupos, sobre os temas:
Revolução Industrial
Revolução Francesa
Durkheim
Marx
Dewey
Anísio Teixeira
Althusser
Gramsci
O tutor Helton fez algumas observações sobre a edição dos vídeos, relacionadas ao áudio, foco da imagem, legendas, ambiente de filmagem, etc.
Ele apresentou  as atividades de PPS deste módulo e também falou sobre a elaboração do Relatório final do bloco pedagógico.
E referindo-se aos vídeos, solicitou que constasse neste memorial as seguintes questões:
1-   Como foi realizar este trabalho?
Em minha opinião foi um experiência nova, foi interessante, pois tivemos que buscar informações sobre como editar, como aplicar efeitos de animação, quais os programas que devemos utilizar, conversão para a TV multimídia, etc...
2-   Quais as dificuldades, sentimentos, conhecimento, conquistas...
As dificuldades encontradas foram relacionadas à edição dos vídeos, pois particularmente não tinha nenhuma experiência nisso. Porém, foi gratificante conseguir realizar a atividade, como já disse, isso nos “forçou” a “correr atrás” do conhecimento, perguntando, testando, praticando e descobrindo novas formas de produção.
3-   Refletir sobre o uso do vídeo sem a interação na educação. (nas apresentações)
O uso do vídeo na sala de aula é, sem dúvida, mais uma ferramenta didática que diversifica o trabalho em sala de aula. Porém, deve ser utilizada com moderação. A tecnologia deve servir para acrescentar algo ao conteúdo e não substituir o professor.
Em minha visão, se for utilizada deste modo, é benéfica e para que seja vista assim, tem que ser explorada com cautela, os vídeos têm que  ser atraentes, curtos e abordar claramente o assunto.
O professor pode e deve utilizar o vídeo, mas não somente ele.
Um exemplo prático: na introdução de um determinado assunto, depois o professor pode propor uma discussão sobre o mesmo, para proporcionar a reflexão e interação da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário