Seguidores

terça-feira, 3 de maio de 2011

Aula 03 – Módulo 05 – 29/04/2011.

Na primeira parte da aula de hoje, organizamos o vídeo que iremos apresentar no dia 14 de maio.
Após o intervalo, o tutor permitiu que as estagiárias realizassem uma atividade prática com o grupo, então fomos dirigidos até a quadra do colégio, para executá-la.
Participamos de duas dinâmicas: uma com bexigas e outra com uma caixa. Ambas, com o objetivo de desenvolver a interação, descontração e união do grupo. Foi interessante, pois saímos do ambiente habitual da sala de aula.
De volta à sala, o tutor esclareceu algumas questões sobre a visita à aldeia indígena do próximo sábado e solicitou que constasse neste memorial uma pesquisa sobre o dia do trabalho, 1° de maio.
Qual o seu significado?
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
Como você vê esta data?
Vejo como uma data em que os trabalhadores se uniram em prol de uma causa comum. Um dia de mobilização, visando à conquista de direitos.
O tutor ainda nos indicou três filmes relacionados ao tema abordado neste módulo, são eles: Germinal, Tempos Modernos e A revolução dos bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário