Seguidores

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Memorial aula 04 - 20/11/2010

O professor iniciou a aula distribuindo aos alunos um texto de motivação, cujo título é “Bambu chinês”. O texto incentiva dois hábitos, a persistência e paciência.
Em seguida, houve a apresentação das bandeiras pessoais das alunas que ainda não a haviam feito.
O professor pediu para que respondêssemos, no caderno, a seguinte questão: O que você sabe sobre o ECA?
Depois assistimos a um curta-metragem intitulado “O melhor lugar”. É um vídeo onde uma professora percebe que uma de suas alunas sofre agressões por parte da mãe. Ela então notifica ao Conselho tutelar. A avó tem a tutela da criança e retorna à escola para agradecer a professora.
Houve, em sala, uma breve discussão sobre o filme.
As atividades prosseguem com a passagem de outros quatro vídeos e o professor solicita uma atividade onde os alunos façam perguntas sobre os filmes uns aos outros, para que dessa forma toda a turma interaja entre si.
Após isso, o professor explicou sobre as atividades de PPS. A visita ao centro histórico ficou agendada para o dia 02/12/2010 às 14h00min. Os alunos devem encontrar-se no Memorial de Curitiba.
A visita ao Conselho tutelar será feita em grupos, organizados por regionais.
O professor pediu ainda o estudo das unidades 02 a 09 e esquematização das mesmas no caderno.
Também foi solicitada a leitura da lei 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura afro-brasileira, em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. E da inclusão, no calendário escolar, do dia 20 de novembro como “ Dia Nacional da Consciência Negra”.
As comemorações da semana na escola onde trabalho, foram as seguintes:
                     Exibição dos filmes: “ O xadrez das cores” e “ Vista minha pele” para reflexão e debate em sala de aula em todas as turmas e períodos.
                     Apresentação de danças de origem africana.
                     Degustação de comidas típicas.
                     Confecção de máscaras africanas durante as aulas de Artes.
No sábado, 20/11, dia da Consciência Negra, novamente aconteceram as apresentações aos pais e comunidade, encerrando neste dia as festividades da semana.

3 comentários:

  1. Nossa Mayara, que lindo seu blog!!! pelo visto só eu que não sei mexer nisso direito... bjinho e até sábado

    ResponderExcluir
  2. hahahaha Mayara, até parece! Postar foto é muito fácil, qdo vc tiver postando a mensagem entra num desenhinho e posta sua foto!

    ResponderExcluir
  3. OOiii Mayara, obrigada pelo elogio... adorei seu blog.. tudo bem detalhado.. eu ja sou mais "solta"... aula???? "ce ta loka" rs.. me bato um monte com esse trem....rs... bjus e até amanhã...

    ResponderExcluir